← Voltar para Notícias

Núcleo Terrantar fortalece parcerias internacionais em simpósio sobre ciência antártica

Professor e Coordenador do Terrantar fortalece e amplia parcerias internacionais científicas durante o XIV ISAES, em Punta Arenas, Chile.

Publicado em 25 de August de 2025 por Isabelle de Angeli
Núcleo Terrantar fortalece parcerias internacionais em simpósio sobre ciência antártica

Entre os dias 18 e 22 de agosto, Punta Arenas, na Patagônia chilena, sediou o XIV Symposium on Antarctic Earth Science (ISAES), um dos principais encontros internacionais dedicados à geologia, ao clima e aos ecossistemas da Antártida. O evento reuniu especialistas de diversos países para apresentar avanços científicos e fortalecer colaborações em torno do papel estratégico do continente antártico no sistema terrestre global.

Representando a UFV e o Núcleo Terrantar, o professor Márcio R. Francelino participou ativamente das discussões e consolidou contatos de grande relevância para a pesquisa brasileira na região polar. Durante o simpósio, reuniu-se com o professor Carlos Cárdenas (primeira foto), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Antártica da Universidad de Magallanes, no Chile. Do encontro, surgiu a proposta de uma parceria voltada ao estudo do permafrost, com etapas para a formalização do convênio já em andamento.

Professor Carlos Cárdenas
Coordenador e professor do projeto Terrantar ao lado do Professor Carlos Cárdenas, Universidad de Magallanes (Chile)

Outro destaque da participação foi o contato com o pesquisador Uday Sharma (segunda foto), do Centro Nacional de Pesquisa Polar e Oceânica (NCPOR), da Índia, que demonstrou interesse em estabelecer colaborações com o Terrantar em estudos conduzidos não apenas na Antártica, mas também no Ártico e no Himalaia. Com isso, a presença da UFV no XIV ISAES reforça a inserção internacional do Terrantar e amplia as perspectivas de cooperação científica em ambientes polares e de alta montanha.

Pesquisador Uday Sharma
Coordenador e professor do projeto Terrantar ao lado do Pesquisador Uday Sharma, Centro Nacional de Pesquisa Polar e Oceânica (Índia)