← Voltar para Notícias

Pesquisadores do Núcleo Terrantar marcam presença no XV SINAGEO

Equipe apresentará os avanços da pesquisa geomorfológica na Antártica durante o XV Simpósio Nacional de Geomorfologia.

Publicado em 04 de August de 2025 por Pedro Luiz Rossener
Pesquisadores do Núcleo Terrantar marcam presença no XV SINAGEO

Pesquisadores do Núcleo Terrantar estarão no XV Simpósio Nacional de Geomorfologia (SINAGEO), que se iniciou nessa segunda-feira (04/08) na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.

O SINAGEO é um evento bienal organizado pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB). Esse evento científico é um dos mais importantes para a geografia e áreas correlatas por ser um momento onde pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em geomorfologia participam de palestras e apresentam trabalhos relacionados a origem e evolução das formas da superfície terrestre.

No evento, os professores Fábio de Oliveira (UFMG) e Davi Lopes (UFRN), ambos membros e pesquisadores do Núcleo participarão da Mesa Redonda 4 que terá como tema: "Geomorfologia de Áreas Frias (Glacial e Periglacial)" e acontecerá amanhã, terça-feira (05/08).

Durante o momento o prof. Fábio será responsável por realizar a palestra denominada: “Conectando a Antártica e o Brasil através da Geomorfologia” e o professor Davi Lopes irá presidir a Mesa. Nesse sentido, ambos irão compartilhar conteúdos, insights e experiências valiosas sobre o estudo da geomorfologia glacial e a importância da pesquisa brasileira na região antártica, sobretudo para elucidar as similaridades entre a formação da paisagem nesses dois ambientes.

Há mais de duas décadas o Terrantar tem se dedicado a estudos aprofundados que contribuem significativamente para a compreensão das dinâmicas ambientais e das transformações da paisagem em ambientes de frio extremo. A apresentação no SINAGEO é uma oportunidade crucial para disseminar esses conhecimentos e fomentar discussões sobre o futuro da pesquisa nos extremos polos do nosso planeta terra.

A participação da equipe na mesa redonda reforça o compromisso dos nossos projetos e da pesquisa brasileira com a ciência Antártica e a relevância da geomorfologia para a compreensão das dinâmicas ambientais atuais e pretéritas.

Para mais informações sobre o simpósio, visite: https://2025.sinageo.org.br/