Conheça todos os pesquisadores dedicados ao estudo dos ecossistemas terrestres antárticos
Professor (UFRJ) e coordenador do projeto Permaclima
Professor Voluntário e Pesquisador colaborador da UFV; Professor do Instituto de Geociências da UFRJ, Titular, bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A do CNPq. Possui vasta experiência na área de Pedogeomorfologia, Ambientes de Alta Montanha, Ilhas Oceânicas, Antártica e Ecologia e Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e Solos, Criosfera, Ecologia e Solos da Antártica, Química Ambiental, Micromorfologia de Solos, Relação Solo-Vegetação, Geoambientes de Ilhas Oceânicas Brasileiras e Solos da Amazônia.
Professor (UFV) e coordenador do projeto Terrantar
Professor Titular do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). É coordenador do Núcleo Terrantar, de estudo dos ecossistemas terrestre da Antártica, vinculado ao INCT da Criosfera. Desde 2003 desenvolve pesquisas nas áreas livres de gelo da Antártica e dos Andes. Atua também na área de Levantamento e Mapeamento de Solos e Pedometria, com trabalhos realizados em várias regiões do Brasil e em outros países da América Latina, tem como especialidade Geotecnologias aplicadas a estudos ambientais. É representante do Brasil no Scientific Committee on Antarctic Research (SCAR).
Professor Titular (UFV)
Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Pedometria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas especialistas, Aptidão agrícola, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Machine Learning, linguagem de programação R, Sensoriamento Remoto e desenvolvimento de software. Também coordena o Laboratório de Pedometria e Geoprocessamento (LABGEO) sediado no Departamento de Solos da UFV desde 1996.
Gestora Administrativa
Responsável pela administração do Núcleo Terrantar, incluindo a gestão de recursos financeiros e humanos. Atua na organização logística das Operações Antárticas (OPERANTAR), com mais de 10 anos de colaboração.
Professor Associado (UFSC)
Engenheiro Agrônomo com mestrado e doutorado em Ciência do Solo pela UFSM. Atua nas áreas de Mapeamento Digital de Solos, Espectroradiometria aplicada a solos e plantas, e sensores espectrais voltados à agricultura e poluição do solo por microplásticos.
Professor (UFSJ)
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), campi Sete Lagoas. Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias na mesma instituição. Principais linhas de pesquisa envolvem a dinâmica da matéria orgânica e emissão de CO2 em áreas livres de gelo.
Professora (IFMG)
Professora do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Preto (IFMG) e do PPG em Evolução Crustal e Recursos Naturais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência em pesquisas relacionados à pedogênese, geoquímica, mineralogia do solo e relações solo-paisagem em ecossistemas da Antártica Marítima e Continental.
Professor (UFOP)
Graduado em Engenharia Geológica pela UFOP, concluiu mestrado e doutorado em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da mesma instituição. Possui experiência em processos geológicos superficiais e tem interesse em pesquisas transdisciplinares, envolvendo a evolução morfossedimentar de rios, lagos, encostas e ambientes polares.
Professor (UFRN)
Geógrafo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (UFV). Doutor em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CERES). Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nas seguintes áreas: Pedogeomorfologia; Geomorfologia; Análise Integrada da Paisagem; Gênese, Morfologia, Classificação e Mapeamento de Solo; Geoquímica. Têm experiência em pesquisas aplicadas à criosfera com ênfase no estudo geomorfológico dos solos afetados por permafrost.
Professor (UFV)
Professor Adjunto na Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência em estudos de solos e geomorfologia na Antártica e Andes.
Professor (UNTRM - Perú)
Professor Principal da Universidad Nacional Toribio Rodriguez de Mendoza (UNTRM) - Perú. Atua principalmente em trabalhos de pedología, gênese e classificação do solos. Além disso, têm experiência em estudos de solos em varias regiões andinas e de alta montanha, sobretudo no Perú.
Professor (UFU)
Professor na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo, onde leciona as disciplinas de Gênese, Morfologia e Classificação de Solos e Sistemas Agroflorestais. Atua principalmente em trabalhos do meio físico, pedologia, gênese do solo, mapeamento de solos e monitoramento pedoclimático. Participa desde 2011 como pesquisador e coordenador das atividades do grupo TERRANTAR realizados na Antártica e na Cordilheira dos Andes.
Professor (UFMG)
Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência no estudo das interações solo-paisagens em ambientes polares nao glaciais, com enfoque para gênese de solos, solos ornitogênicos, micromorfologia e mineralogia.
Professor (USP)
Professor no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), com experiência em estudos interdisciplinares em Geomorfologia e Pedologia ligados à evolução de superfícies geomórficas.
Professor (UFU)
Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha a relação solo-ambiente.
Professor (UNIPAMPA)
Professor titular da Unipampa, com experiência em micologia e briologia na Antártica. Atua principalmente em pesquisas relacionadas a fungos e musgos, com ênfase na sistemática, ecologia e conservação desses grupos.
Professor (UFV)
Professor associado na Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência em ambientes periglaciais, com ênfase em Geoquímica e Micromorfologia.
Professor (UESC)
Possui vasta experiência de campo em ambientes polares, tendo participado de 14 expedições à Antártida. Conduziu pesquisas avançadas de solo e avaliações ambientais sob condições climáticas extremas, contribuindo para estudos internacionais sobre geomorfologia polar, pedologia e impactos das mudanças climáticas. Realizou atividades de pesquisa em parceria com diversos países, incluindo Uruguai, Chile e Argentina. Além disso, participou de acampamentos em diversas áreas livres de gelo da Antártica Marítima e peninsular, adquirindo dados em primeira mão sobre diversos tipos de solo e relevo antárticos.
Professor (UFV)
Possui graduação em Agronomia (1985), mestrado (1991) e doutorado (1996) em Fitotecnia (Produção Vegetal), todos pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa. Atua acadêmica e cientificamente na Ciência do Solo, dedicando-se especialmente ao estudo do manejo e conservação do solo e da água e agroecologia, com ênfase no manejo da matéria orgânica do solo e resíduos e o seu papel no condicionamento do solo e na qualidade ambiental.
Vice-reitor (UEMG)
Vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutor em Agronomia com período sanduíche/CAPES na Universidade de Lisboa. Chefia a Editora Universitária da UEMG, é membro titular do Plenário do Conselho de Administração do Instituto Estadual de Florestas/IEF e membro da Câmara de Agricultura da Fapemig. Filiado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera - Núcleo TERRANTAR/CNPq. Tem experiência nas áreas de: Gênese, morfologia e classificação de solos; Relação solo-planta; e Mineralogia de solos.
Pesquisador (Wageningen University and Research - WUR)
Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atualmente Técnico de Pesquisa e Educação na Wageningen University and Research (WUR), Países Baixos. Tem experiência em estudos de contaminação de solos na Antártica, com ênfase na contaminação por microplásticos.
Pesquisador colaborador
Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e Doutor em Solos e Nutrição de plantas pela UFV. Em seu doutorado, aprofundou-se em Dinâmicas Térmo-Hidrológicas e de Carbono em solos na Península de Stansbury, Ilha Nelson, na Antártida, envolvendo conhecimentos de Pedologia, Geoprocessamento, Geomorfologia, Gequímica, Mineralogia e Geologia.
Pesquisador
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2015), com mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2018) pela mesma instituição e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Geografia Física, atua nas áreas de geoprocessamento, sensoriamento remoto, geotecnologias, cartografia e pedologia.
Pós-doutoranda (UFV)
Bióloga e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência em pesquisas relacionadas a ecologia vegetal, com ênfase no estudo do efeito dos fatores ambientais (solo, clima e paisagem) sobre a estrutura e diversidade das comunidades de vegetais (principalmente musgos e liquens) das áreas livres de gelo da Antártica Marítima. Atualmente é bolsista Pós Doutorado Junior (PDJ) do CNPq onde desenvolve o projeto "O papel da vegetação Antártica no regime térmico do solo: implicações sobre as mudanças climáticas.
Pós-doutorando (ESALQ)
Engenheiro Agrônomo e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV, contribui com estudos de caracterização, gênese, morfologia e mapeamento dos solos em ambientes subpolares, geologia, pedogeomorfologia e processos periglaciais na Antártica Marítima e Peninsular com uso de sensores geofísicos e modelagem (machine learning). Também estuda a relação da dinâmica térmica do permafrost, carbono orgânico de Criossolos e mudanças climáticas nas áreas livres de gelo da Antártica e Cordilheira dos Andes.
Pós-doutorando (UNIPAMPA)
Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa, atua nas áreas de taxonomia, sistemática e filogenia de fungos.
Pós-doutoranda (UFV)
Bióloga, mestra e doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e especialista em Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Sua trajetória científica é marcada por pesquisas interdisciplinares que conectam ecologia, solos e vegetação, com ênfase em ambientes extremos como a Antártica.
Pós-doutorando (UFV)
Biólogo, mestre em ecologia (Unicamp), doutor em botânica (UFV). Possui experiência em ecologia da paisagem e relação solo-vegetação.
Pós-doutoranda (UFV e UW-Madison)
Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), mestra e doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Viçosa-MG. Atualmente está como pesquisadora visitante na University of Wisconsin-Madison. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT), do Núcleo Terrantar - UFV e do Grupo de Estudos em Pedometria e Mapeamento Digital de Solos. Tem experiência em Geografia Física, Pedologia, Pedometria, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.
Pós-doutorando (UFV)
Engenheiro Agrônomo pela UFRPE. Mestre e doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV. Pós doutorando vinculado ao projeto Permaclima. Tem experiência em pesquisas vinculadas ao estudo da formação e dinâmica matéria orgânica do solo (composição elementar, bioquímica e molecular) em ambiente criogênico.
Pós-doutorando (UFV)
Geógrafo e doutor em Solos e Nutrição de Plantas. Atualmente, pós-doutorando pela Universidade Federal de Viçosa. Têm experiencia em pesquisas aplicadas à criosfera, com ênfase em gênese e classificação de solos, geomorfologia periglacial, evolução da paisagem, modelagem estatística e mapeamento digital de solos antárticos.
Doutorando (UFV)
Mestre e doutorando em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência com processos de formação do solo, relação solo-ambiente e classificação de solos, com foco em entender como a paisagem, o clima e o tempo moldam a diversidade pedológica em diferentes contextos ambientais. Atualmente, investiga arqueoantrossolos, com ênfase na relação entre ocupação humana e formação do solo.
Doutoranda (UNIPAMPA)
Bióloga (FURG) e doutoranda em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É integrante do Laboratório de Taxonomia de Fungos (LATAF) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovação, Gestão e Sociobiodiversidade (CNPq- Unipampa). Atua em projetos de ecologia de estradas, animais silvestres e micologia. Tem interesse na área de Saúde Única (One Health) - conceito que reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental.
Doutoranda (UFV)
Engenheira agrônoma e mestre pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Estudante de doutorado pela Universidade Federal de Viçosa no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas. Têm experiência em pesquisa de fluxos de CO2 do solo na Antártica e em levantamento de imagens com aeronaves remotamente pilotadas.
Doutorando (UFV)
Engenheiro Agrônomo (URI - Campus Santiago/RS), Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorando em Solos e Nutrição de Plantas na Universidade Federal de Viçosa.
Doutorando (UFV)
Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui mestrado em Ciência do Solo pela Escola de Ciência Agrárias de Lavras da Universidade Federal de Lavras (ESAL - UFLA). Atualmente é doutorando em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Solos e Nutrição de Plantas da Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando nas áreas de gênese, classificação e aptidão agrícola de solos.
Doutoranda (UNIPAMPA)
Doutoranda na Universidade Federal do Pampa, com experiência em pesquisas na área de Micologia, especialmente em ecologia de macrofungos.
Doutorando (UFV)
Doutorando em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o foco estudos relacionados à gênese, classificação e mapeamento de solos.
Doutorando (UFV)
Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV. Doutorado em cotutela com a Masaryk University da República Tcheca na área de geografia física e em solos e nutrição de plantas pela UFV. Trabalho com gênese e classificação de solos antárticos, em James Ross, Península Antártica.
Doutorando (UFMG)
Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), licenciado em Geografia pela Faculdade Única de Ipatinga e graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Geografia pela UFMG, com enfoque em análise cienciométrico-espacial sobre solos na Antártica. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa voltada à geoquímica, mineralogia e pedogênese de depósitos de guano na zona costeira do deserto do Atacama (Chile).
Doutorando (UNIPAMPA)
Doutorando na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem experiência em pesquisas aplicas à ecologia, sistemática e conservação de fungos e protistas, além de divulgação científica desses grupos com foco no público em geral.
Doutorando (UNIPAMPA)
Doutorando na Universidade Federal Do Pampa (UNIPAMPA) Campus São Gabriel/RS. Têm experiência em taxonomia de cogumelos Agaricales (Basidiomycota, fungi).
Mestrando (UFV)
Mestrando em Solos e Nutrição de Plantas, com experiência em geotecnologias aplicadas, uso de ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e programação em linguagem R voltada ao geoprocessamento. Atua em atividades de campo em ambientes tropicais e polares, com participação em expedições científicas ao Ártico e à Antártica.
Mestranda (UFV)
Geógrafa e mestranda em Solos e Nutrição de Plantas, com experiência nas áreas de Geoprocessamento e Pedometria, Recuperação de Áreas Degradadas e Geoquímica dos Solos. Foi bolsista de Iniciação Científica e participa do Laboratório de Geoprocessamento e Pedometria (LabGeo) e do projeto Terrantar. Tem interesse e desenvolve estudos que envolvem a utilização de geotecnologias e mapeamento de forma integrada a análise e preservação ambiental.
Mestranda (UFOP)
Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, no curso de Geologia. Atuando nos seguintes temas: vulcanismo, inverno vulcânico, variação climática, extensão e educação inclusiva.
Mestranda (UFV)
Geógrafa, atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP). Tem experiência na análise de mudanças na cobertura da superfície de ilhas antárticas a partir de sensoriamento remoto e machine learning. Em seu presente projeto, visa a modelagem de propriedades geoquímicas do solo para ambientes influenciados por pinguins e mamíferos e a análise espectral de solos sob fosfatização.
Mestranda (UFV)
Engenharia Florestal (UFRA). Mestranda em Botânica pela UFV. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Ecologia Vegetal, atuando em pesquisas com biomassa radicular em Sistemas Agroflorestais do sudeste do Pará, estoques subterrâneos de carbono na Floresta Nacional de Carajás e atualmente estuda a relação solo-vegetação nos geoambientes de Campos Rupestres Ferruginosos da região de Carajás, sudeste do Pará.
Mestranda (UFV)
Bióloga atualmente mestranda no Programa de Pós-graduação em Botânica da UFV. Possui experiência em pesquisas sobre a relação solo/vegetação, com ênfase na realização de inventários florísticos e florestais, principalmente em áreas reflorestadas após atividades de mineração.
Mestrando (UNIPAMPA)
Biólogo (FURG) e mestrando em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É vinculado ao Laboratório de Taxonomia de Fungos (LATAF) e atua como servidor Técnico no laboratório de biologia da UNIPAMPA. Possui experiência nas áreas de botânica, zoologia, ecologia com interesse em taxonomia de Fungos e em biologia da Conservação associados com geoprocessamento.
Mestrando (UFV)
Geógrafo formado pela UFV. Estuda a relação solo-paisagem, com ênfase em Geoquímica. Tem experiência em Geoprocessamento e Classificação de Solos.
Graduanda (UFV)
Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, desenvolve pesquisa de Iniciação Científica (Funarbe) voltada ao estudo de tecnossolos para uso sustentável e conservação ecossistêmica em área de mineração. Atua há mais de dois anos com solos salinos em diferentes ambientes, incluindo a Antártica, onde desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica (CNPq) sobre processos pedogenéticos de solos salinos e suas relações com a geomorfologia da Ilha Seymour.
Graduando (UFV)
Graduando em Geografia, atualmente é bolsista de Iniciação Científica do projeto Terrantar, com foco na caracterização das turfeiras das Ilhas Falklands. Tem experiência prática em estudos de Tecnossolos em áreas da antiga mineração desativadas na região de Diamantina (MG), e em atividades laboratoriais voltadas à análise de solos.
Graduanda (UFV)
Estudante de graduação em Geografia. Bolsista de iniciação científica no Núcleo Terrantar. Tem experiência em pesquisas aplicadas à climatologia geográfica e geomorfologia, com ênfase no estudo de causas, consequências e prevenção de desastres ambientais.
Graduando (UFV)
Graduando em Geografia, estagiário do projeto Terrantar. Atua auxiliando em pesquisas antárticas a partir do preparo de amostras, organização do banco de solos, análises laboratoriais e produções intelectuais.
Graduando (UFV)
Graduando em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com experiência na área de Geografia Física, ambiente (SIG) e Sensoriamento Remoto, com ênfase no monitoramento ambiental e na análise de riscos ambientais.
Graduando (UFV)
Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Estagiário no Núcleo Terrantar, onde atua no preparo de amostras de solo para análises físico-químicas. Tem interesse em ciência do solo e geotecnologias, sobretudo drones.
Graduanda (UFV)
Graduanda em Geografia (Bacharelado) na Universidade Federal de Viçosa (UFV), é estagiária no Laboratório de Pedometria e Geoprocessamento (LabGeo) e no projeto Terrantar. Atua principalmente no preparo de amostras e na realização de análises geoquímicas de solos do Ártico e em atividades de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Tem interesse nas áreas de ciências do solo e geotecnologias.
Graduando (UFV)
Estudante de graduação em Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Responsável pela elaboração deste site, experiente na área de geoprocessamento, pedometria, modelagem espacial e Sistemas de Informações Geográficas (SIGs).
Graduando (UFV)
Graduando em Geografia, estagiário do projeto Terrantar, atualmente auxulia no preparo de amostras, organização e controle do banco do solos antárticos, análises laboratoriais, planejamento e execução de atividades de campo.
Graduanda (UFV)
Graduanda em Ciências Biológicas, possui experiência prática em análise de solos, incluindo coleta, preparo de amostras e atividades laboratoriais relacionadas.